EDUCADOR FÍSICO

12:52:00



Neste Portal temos como leitores, em sua grande maioria, educadores físicos ou pessoas ligadas a essa área profissional. Quando nos reportamos a esse grupo sempre temos em mente o “corpo” como um mecanismo psico bio social importante a ser orientado, educado, trabalhado e cuidado.
CUIDAR na sociedade moderna é o ato mais “em moda” que temos em mídia. Cuidar se tornou obrigatoriedade de todos: cuidar do tempo, da agenda, dos compromissos, das pessoas, dos filhos, do trabalho, da família, das relações interpessoais, da aparência, do corpo e até da alma.
Até nova categoria profissional se estabeleceu em ambientes terapêuticos, quando  alguém toma para si os cuidado de um outro.
No entanto, saber cuidar é um talento nato. Podemos aprender técnicas, empunhaduras, posturas, processos e até se especializar em alguns, mas cuidar no sentido mais nobre da palavra exige AMOR.
Amor ao próximo, despojado de interesse e preconceito. Dar a ele o melhor de nós e não o que nos resta ou não nos faz falta. Oferecer o nosso sorriso gratuito, nosso olhar atento, nossa mão amiga, nossos ouvidos abertos e nosso coração aquecido.
Cuidar do outro é como cuidar de si. Nessa relação de ida e volta sentimos que ao oferecer verdadeiramente algo ao outro estamos recebendo automaticamente o bem maior – o senso de utilidade, de valor e de moral. Isso não tem preço, não se estima e nem mede, só se sente.
Num percurso recente em hospitais paulistas nos deparamos com uma unidade médica, onde cada pessoa da equipe demonstrava uma alegria imensa de lá estar. Ficamos surpresos com tamanho comprometimento de todos. Maior foi nossa surpresa quando encontramos um educador físico, que colaborava numa equipe de fisioterapia nos cuidados com cardíacos. Ao abordar tal profissional, fomos levados a uma capela, onde na parede central do ambiente encontrava-se a seguinte oração:

ORAÇÃO DO CUIDADO

Senhor, dá-me a tua mão e conduze a minha vida.

Guia os meus passos para que eu caminhe seguro.
Sob as asas da tua misericórdia sinto-me protegido.
No colo da tua bondade encontro descanso verdadeiro.
Em dias de medo e angústia, abriga-me em teu poder.
Em momentos de ansiedade, faze cair sobre mim a tua paz.
Ao sentir-me fragilizado, ajuda-me a ter esperança.
Cuida de mim e dos meus amados.
Cuida do meu destino.
Quando a culpa me acusar, acolhe-me em tua graça.
Absolve-me do pecado e faze-me renascer do teu perdão.
Se eu cair, permita que eu caia em tuas mãos.
Se eu permanecer caído, dá-me a tua companhia.
Seja como for, cobre-me com o manto do teu amor.
Graças, pelo teu cuidado, graças pela salvação.
Agora, dá-me a bênção que tanto anseio.
Amém.
(Rodolfo Gaede Neto)


Ao acabarmos de ler tal oração, esse educador físico virou-se e nos disse:

-       Entendeu por que estou aqui? Sinto-me EDUCADOR acima de tudo e o primeiro mandamento para que eu realmente chegue a plenitude de meu ofício é aprender a CUIDAR… principalmente de minha alma.

Daí fica aqui uma reflexão: Será que nossas universidades, formadoras e responsáveis pela colocação no mercado de trabalho de Educadores Físicos estão deixando esse “cuidado” em destaque nas disciplinas oferecidas???

Não vivemos o suficiente para não sermos senão humanos, merecedores de “cuidado”!

Cacilda Velasco
Portal da Educação Física/Setembro 2009

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts