ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

12:17:00


Há momentos da vida que acompanhamos de perto o envelhecimento de nossos pais, avós, havendo a necessidade de uma atenção especial, principalmente nos cuidados com a saúde.
Há idosos alegres, dispostos, positivos, ativos como também aqueles mais retraídos, que preferem o sossego do lar, seguir sua rotina pré determinada, não ter muitos contatos, como aqueles que estão com a saúde debilitada, precisam de cuidados. Assim, cada idoso é um ser único, com suas particularidades, ritmo, necessidades e possibilidades.
No processo de envelhecimento fatores externos e internos ocorrem. O importante para uma vida saudável, é como encarar todas as mudanças, declínios e as possibilidades de envelhecer feliz e bem.
Há evidências científicas que comprovam o quanto as estimulações cerebrais, através de atividades físicas, cognitivas, linguísticas, sociais são importantes, beneficiam a manutenção de habilidades preservadas e favorecem a funcionalidade no idoso, que quando assistido e estimulado através de propostas adequadas, podem ter uma vida ativa, utilizando o cérebro de maneira mais ampla, freqüente, sentindo-se mais seguro e confiante quando submetido a tarefas prazerosas, alcançáveis e que podem despertar potenciais adormecidos.
O treinamento das funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, orientação e a utilização de estratégias são muito úteis para investimento em qualidade de vida.
A prevenção é a forma mais eficaz para o envelhecimento saudável, fazer atividades e principalmente procurar algo que lhe dá prazer.
Em setembro próximo, de 14 à 19, a Associação é uma das sedes da “Virada da Maturidade”, promovendo à comunidade gratuitamente, atividades de hidroginástica e Vida Ativa (Estimulação Psicomotora, Cognitiva, Linguística e Social).
Participe ou convide os Idosos de seu convívio a participarem. Com certeza será uma oportunidade muito especial.


Cassia Yamada Eguthi
Pedagoga e especialista em Psicomotricidade  

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts