A PSICOMOTRICIDADE E A CRIANÇA SAUDÁVEL-FUNDAMENTAÇÃO

11:38:00


O desenvolvimento mental está estritamente ligado ao desenvolvimento motor, que envolve gestos e ações, globalizados a princípio e depois refinados. Quando uma criança olha um objeto aos 5 meses de idade, esta ação está sendo precedente para outras, como: tocar (mais tarde) esse objeto, manipulá-lo, conhecê-lo... E o modo (gesto) como esta criança vai usar o seu corpo nessa ação pode nos fornecer dados como o grau de sua maturação orgânica, psíquica, mental e motora. Wolf considera que as mãos são as partes visíveis do cérebro e que, portanto, funções como o tato, apreensão, são meios de conhecimentos que estabelecem um contato com o mundo exterior e levam respostas importantes para o cérebro. Através do tato, por exemplo, podemos perceber, com os pés, que tipo de terreno estamos pisando (se alto, se fofo, se duro) e transmitir para o cérebro conceitos concretos para após responder qual atitude a ser tomada (andar correndo, devagar, equilibrar-se, etc.)

Durante a primeira infância a motricidade e o psiquismo estão confundidos, são dois aspectos indissolúveis de uma mesma organização. Já na segunda infância (dos 3 aos 8 anos) vemos a entrada em funções de territórios nervosos ainda adormecidos as aquisições motoras, neuromotoras e psicomotoras, se efetuam agora a um ritmo mais rápido: a tomada de consciência do próprio corpo, a afirmação de lateralidade, a dominância lateral (definida por volta dos 7 anos), a orientação com relação a si mesmo e adaptação do mundo exterior.

A motricidade desempenha um papel importante e de primeira ordem no desenvolvimento do caráter e no comportamento social da criança. Há precedentes como: para poder fixar a sua atenção em determinada situação, a criança deve ser capaz de controlar-se e ter domínio do próprio corpo e inibição voluntária. Para aprender e poder utilizar dos meios de expressão gráfica, a criança necessita ver, lembrar e transcrever num sentido bem definido da esquerda para a direita, proporcionando hábitos motores e psicomotores perfeitos.
A educação psicomotora seria a ação Pedagógicas e Psicológica que utiliza aos meios da Educação Física, com um fim terapêutico e curativo, no caso de crianças com problemas motores, físicos e ou mentais. O domínio do comportamento. O esquema corporal é a organização das sensações relativas ao próprio corpo em relação com os dados do mundo exterior.

A percepção do controle do próprio corpo, ou a exteriorização das sensações relativas de uma outra parte do corpo, um equilíbrio postural econômico, uma lateralidade bem afirmada, uma dominância lateral bem definida, são itens importantes para que a criança venha a acompanhar bem e sem problemas o processo de aprendizagem. O corpo não é simplesmente um mecanismo neuromuscular aperfeiçoado, nem uma massa inerte que sofre passivamente. É um instrumento de participação afetiva da criança e nesta relação o corpo não é somente sofrido mas também utilizado.


É pela motricidade e pela visão que a criança descobre o mundo dos objetos, o mundo dos outros e o seu próprio mundo, descobre o mundo auto descobrindo-se.


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